Páginas

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Registro de Aluno

atividade postada  às 12hrs do dia 21 de outubro de 2011 no blog diplomatica e tipologia

Modelo de análise proposto por André Porto Ancona Lopez.

Documento/tipologia: Formulário de registro de aluno.

Função: registro acadêmico de novo aluno da Universidade de Brasília (UnB).
Espécie: cadastro.
Formato: ficha / formulário – Folha A4, fundo branco.
Ocorrência: Universidade de Brasília (UnB) / SAA – Secretaria de Administração Acadêmica.
Alcance: interno.

Características e dados do “Formulário de registro de aluno da Universidade de Brasília (UnB)”:
O formulário apresenta em sua composição:
1) Remetente (Fundação Universidade de Brasília – CPD; SAA – Secretaria de Administração Acadêmica), 
2) Data de emissão e matrícula do aluno; e
3) Campos informativos sujeitos a preenchimento: 3.1) Na parte principal do formulário: nome, nível, data de nascimento e UF, país, nacionalidade, identidade, sexo, nome do pai, nome da mãe, endereço, cidade, UF, cep, telefone, curso, opção, opção pretendida, forma de ingresso, período de ingresso, forma de ingresso, observações, autenticação do aluno (data e assinatura) e responsável pelo registro (data e assinatura); 3.2) Na parte secundária (área inferior do documento, destacável), denominada “comprovante de registro”: matrícula, nome, opção e autenticação (data/carimbo/rubrica). O “comprovante de registro” exibe um retângulo com a informação destacada “Este comprovante substitui a identidade estudantil tendo validade de trinta dias”.

Informações adicionais de caráter diplomático:
Quantidade de vias / áreas de preenchimento: uma única via e somente uma das faces da folha.
Finalidade do instrumento tipológico (formulário de registro de aluno da Universidade de Brasília): recebimento de informações relativas ao ato administrativo de registro acadêmico, que compreende o procedimento (administrativo e interno da UnB) pelo qual o candidato, selecionado para fazer parte do quadro discente da Universidade de Brasília, tem efetivado o seu ingresso na condição de aluno regular da instituição.


Modelo para analise documental de acordo com o CONARQ

Especificações:
Cor: Branca
Via: Uma
Formato: A4
Utilização: Anverso

Instruções para preenchimento:
- Código do assunto: indicar o código de classificação referente ao assunto sob o qual a folha de referência estará arquivada e que corresponde realmente ao assunto secundário do documento. Isso só pode ser aplicado ao nosso documento imaginando-se que exista uma classificação pra área-fim pré-definida.

- Resumo do assunto: Efetivação do ingresso, como aluno regular da Universidade de Brasília, de candidato aprovado em concurso vestibular ou pelo Programa de Avaliação Seriada realizada pela Instituição.

- Dados do documento:
• Número: Indicar o número do documento a ser arquivado. No caso, s.n.
• Data: data de emissão do documento.
• Tipologia: Formulário de registro de aluno.
• Remetente: Fundação Universidade de Brasília-CPD
• Destinatário: Secretaria de Administração Acadêmica-DAA
-Ver: indicar o código de classificação referente ao assunto sob o qual o documento está sendo arquivado. 

Modelo Grupo de Madrid:
Tipo Documental
Denominação: Registro de aluno
Definição: preenchimento de dados pessoais a respeito do aluno recém admitido.
Código: tabela-fim da Universidade;
Caracteres externos
Classe: Textual
Suporte: Papel
Formato: Formulário
Forma: Original
Oficina Produtora: Secretaria de Administração Acadêmica - DAA
Destinatário: própria Universidade de Brasília - SAA
Legislação: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996
Trâmite:
-O aluno realizará o registro apenas uma vez, na admissão na Universidade. Os dados poderão ser alterados de forma separada no decorrer da graduação na própria SAA.
-Os dados serão armazenados no sistema na UnB, ficará disponível pela SAA e no departamento em que o aluno estiver matriculado. Com o registro os alunos assinam esse formulário e ele é, então, anexado a todas as cópias dos documentos de entrada dos alunos (certificado e histórico do ensino médio, identidade, CPF, comprovante de reservista para homens, titulo e comprovantes de votação).
-Os dados serão repassados para forma virtual (mudança de suporte) e o registro será anexado ao dossiê do aluno
Documentos básicos que compõem o expediente: O formulário (parte do dossiê)
Ordenação das séries: não se aplica
Conteúdo:
- Datas: data do preenchimento e recebimento pela Universidade
- Assuntos: aproveitamento de disciplinas
Vigência Administrativa: período em que o aluno cursar a graduação.
Expurgo: após a conclusão do curso, o registro fica armazenado na fase intermediária e o prazo para eliminação é de 5-10 anos
Acesso: sigiloso, por ser informações particulares do aluno.

Modelo de Mariano Garcia Ruiperez:
Ruiperez se preocupa, sobretudo, em analisar as séries documentais em relação às funções administrativas e aos vínculos com os órgãos produtor ou acumulador:
Denominação do documento: Formulário de registro de aluno;
Definição: formulário para registro dos dados pessoais de aluno recém aprovado no vestibular para a Universidade de Brasília;
Caracteres externos:
Forma: original múltiplo;
Formato: folha simples / formulário;
Suporte: papel comum;
Classe: textual com texto impresso e manuscrito;
Produtor: Secretaria de Administração Acadêmica da Universidade de Brasília SAA/UnB;
Destinatário: Todo e qualquer aluno que ingressar na Universidade de Brasília;
Legislação Aplicável: Lei nº 9.394, de 20/12/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e Guia do Vestibulando;
1) Trâmite: O Centro de Seleção e Promoção de Eventos (CESPE) encaminha os dados dos aprovados no vestibular para a SAA. Esta apropria os dados no sistema SIGRA e gera o referido formulário, que é impresso e encaminhado aos diversos postos avançados da SAA para realização do registro do calouro. Com o registro os alunos assinam esse formulário e ele é, então, anexado a todas as cópias dos documentos de entrada dos alunos (certificado e histórico do ensino médio, identidade, CPF, comprovante de reservista para homens, titulo e comprovantes de votação). Esses documentos são novamente enviados para a SAA onde são arquivados no arquivo de alunos da UnB;
2) Vigência: Enquanto o aluno mantiver o vínculo com a instituição de ensino;
3) Conteúdo: Matrícula, Nome, Nível, data de nascimento, nacionalidade, identidade, nome do pai, nome da mãe, endereço, curso, opção, forma de ingresso, assinaturas, data, carimbo, rubrica;
4) Ordenação da Série: agrupadas por ordem de ano e matrícula;
5) Séries relacionadas: Admissão por matricula-cortesia; Admissão por transferência obrigatória; Admissão por transferência facultativa; Admissão de aluno especial; Admissão por convênio interinstitucional; Admissão por matricula-cortesia; Admissão por transferência obrigatória; Admissão por transferência facultativa; Admissão de aluno especial.  

Grupo: Frederico, Hellen, Isabella e Rudney

referente  à atividade: (http://diplomaticaetipologia.blogspot.com/2011/10/tipologia-aplicada.html#comments)

Um comentário:

  1. Sentimos a falta do link para o "documento para chama de meu" do grupo IMOBILIARQ. Por isso, sentimos dificuldade em contrapor as informações especificadas aqui apresentadas com o documento em si.
    De acordo com o proposto da atividade, o Grupo IMOBULIARQ consegui desenvolver a atividade de forma satisfatória preenchendo todos os campos e caracteres estipulados pelos autores. Congratulações ao grupo.
    Agora, analise caso por caso de cada autor e atividades do grupo IMOBULIARQ -

    A) André Lopez: O grupo apontou as características fundamentais da diplomatica como: função, espécie, formato, ocorrência e alcance, Posteriormente colocou caracteristicas e dados: remetente, data de emissão e matricula.

    B) Por si só a definição do CONARQ demonstra bastante simplicidade, portanto, definiram o assunto e e as características do mesmo.

    C)Grupo Madri apresenta maiores critérios e especificações da tipologia documental seguem os 10 caracteres especificados pelo grupo de Madri.

    C) Ja Ruiperez traça um comparativo dos diversos trabalhos desenvolvidos por autores espanhóis. O grupo enumera as propriedades funcionais do documento, assim como, o ciclo de utilidade dentro da instituição - Trâmite, vigência, conteúdo, ordenação e series relacionadas.

    D) Relacionado a Luciana Duranti nao fizeram, ou ao menos, nao citaram aqui neste post.

    Cabe o questionamento - Como o grupo IMOBILIARQ consegui obter tantas informações do documento? Cade a referencia (LINK no blog)?

    ResponderExcluir