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sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Exercício da atividade proposta pelo professor

Link para o Exercício,

Análise Tipológica

MADRI

Denominação do documento – Lista de Menções
Definição – Lista com a relação das menções dos alunos matrícula dos na matéria em questão.
Gênero – Textual
Suporte – Papel
Formato – Folhas avulsas
Forma – Cópia
Produtor – Universidade de Brasília
Destinatário – Alunos das matérias e posteriormente ao SAA.
Legislação - Regimento Geral da UnB, Seção IV, Art 122
Trâmite – Documento gerado pelo Sistema de Graduação (SIGRA), encaminhado para a secretaria depois ao professor voltando para a secretaria e encaminhado ao SAA
Conteúdo – Identificação da matrícula dos alunos, menção definida pelo professor e a porcentagem de faltas no decorrer do semestre.
Função – Informar ao SAA as respectivas menções do aluno

CONARQ

Cor: Branca
Via: Original
Formato: Folha A4
Utilização: SAA
Instruções para preenchimento:
*Código do assunto: Documento Área Fim, CONARQ não abrange
*Resumo do assunto: Lista de Menção

Dados do documento:
Número: Sem número
Data: Data da assinatura
Espécie: Lista
Remetente: Secretaria do Curso
Destinatário: Departamento vinculado



Duranti

Elementos Externos:

1. Suporte: Papel

2. Escrita: horizontal, logo da instituição e assinatura do professor
3. Linguagem: Texto
4. Sinais Especiais: Logotipo, timbre e assinatura.


Elementos internos:

Protocolo: não se aplica
Texto: Menções referente ao processo de notas dos alunos
Conteúdo: Menções referente ao processo de notas dos alunos
Escatocolo: Assinatura do Professor, data da assinatura
Pessoas: Alunos, professor

Lopez

1. Identificação

Denominação Original: Lista de Menção
Local: Secretaria de assuntos acadêmicos / SAA


2. Caracteres Externos

Gênero: Textual
Suporte: Papel
Formato: Folha

3. Caracteres Internos

Produtor: Secretaria de assuntos acadêmicos / SAA
Conteúdo: Lista de Menção

4. Objetivo: Formalizar a nota dos alunos mediante assinatura do professor e para o lançamento no sistema informatizado

5. Público-alvo: Secretaria de assuntos avançados / SAA



O "Documento pra se Chamar de Seu" escolhido é a Lista de Menções da UnB, este que é um documento interno ou intrínseco (fator muito bem explorado por DURANTI, LOPES e pelos Arquivistas Madrileños), que tem por finalidade informar os alunos de determinada matéria, sua menção ao final do semestre.
Um ponto forte a ser analisado é que, este documento é padronizado e autêntico, fato bem diferente do que é apresentado por LOPES em seu texto, que trata também da documentação não padronizada da criação dos partidos políticos brasileiros, entretanto como os arquivistas Madrileños mostram, a mudança de suporte tem sido feita forma muito rápida, fazendo com que a legislação vigente, no caso brasileiro do CONARQ, não consiga acompanhar o controle do fluxo documental.
Um ponto fraco, é que o mesmo é passível de ser forjado, não apenas na parte de divulgação, mas antes de sua elaboração, afinal DURANTI mostra que são necessários, elementos internos ao documento (escrita, suporte, linguagem, etc.), que devem ter sua estrutura diplomática analisada, pois os professores podem simplesmente não fazer chamada, para preencher a lista de frequência, ou fazer de forma errônea, afinal a lista de frequência pode alterar o resultado final da menção, tornando a mesma autêntica, mas sem veracidade comprovada.

3 comentários:

  1. O grupo discorda que destinatario seriam os alunos e sim somente a SAA.

    Na parte que o grupo coloca como ponto fraco, DURANTI diz que escrita, suporte e linguagem sao elementos externos e nao internos como informado na postagem.

    No restante, concordamos com a an[alise.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. A classifica;'ao foi feita de forma externa e interna de forma complementar. No que tange o destinat[ario, o aluno tambem eh interessado. Sob nosso ponto de vista.

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