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sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Tipologia Aplicada - Documento para chamar de seu


A partir da bagagem adquirida pela leitura dos textos sugeridos sobre alguns modelos de analise de tipologia documental e pela aula expositiva do professor André na sexta-feira passada, o nosso grupo pode passar esse conhecimento teórico para a prática. Como resposta da atividade Tipologia Aplicada, realizamos a análise tipológica do "Formulário de Projeto de Curso Presencial de Extensão",de acordo com os quatro modelos apresentados.


Análise tipológica com modelo Grupo de Madri

Tipo documental

Denominação: Projeto de extensão: curso presencial

Definição: Consiste na proposta para um projeto de extensão do tipo curso presencial contendo os principais elementos do projeto, inclusive quanto ao seu financiamento, plano de aplicação de recursos e unidade gestora dos recursos.

Código: não se aplica


Caracteres externos:

Classe: Textual

Suporte: Papel

Formato: Formulário

Forma: Original

Unidade produtora: Servidor da FUB, em atividade ou aposentado, de comprovada qualificação na área.

Destinatário: Órgão competente do DEX (Escola de Extensão - EXE)

Legislação: Resolução da Câmara de Extensão n º 01/2007

Trâmite: Apresentação da proposta, utilizando o formulário próprio do DEX, disponível em rede.

Além da apresentação no formulário apropriado, é necessário o cadastramento da proposta no Sistema de Informações de Eventos de Extensão - SIEX ou no Sistema de Informação de Ensino a Distância - SIED.

Tratando-se de Curso, esse cadastramento poderá ser feito pelo técnico da EXE.

Uma vez elaborado o projeto, esse deverá ser apreciado pelo coordenador de extensão e, em seguida, aprovado pelo colegiado da unidade, do centro ou órgão complementar

Com a aprovação do coordenador de extensão e do colegiado, a proposta deve ser encaminhada ao órgão competente do DEX ( EXE ou DTE) com antecedência mínima de 30 dias, para ser apreciada pela Câmara de Extensão.


Documentos básicos que compõem o processo: Formulário de projeto de extensão, currilum vitae, histórico escolar, ficha cadastral, parecer.

Ordenação das séries: Não se sabe.

Conteúdo: Data (ano e semestre), Assunto: projeto de extensão.

Vigência administrativa: Período do curso de extensão.

Destinação: Documentos de custódia permanente.

Acesso (item incorporado no manual de Madri 2): Público.



Análise tipológica com modelo Duranti

Elementos externos ou extrínsecos

Suporte: Papel

Escrita: Formulário para preenchimento dos principais elementos para o projeto de extensão de curso presencial como identificação, vínculo acadêmico, informações adicionais, programa, realização das atividades, equipe técnica, justificativa, objetivos, metodologia, orçamento, anexos.

Linguagem: Estilo formal

Signos especiais: Logotipo da UnB

Selo: Não há.

Anotações: Principais elementos do projeto, assinatura do coordenador e presidente do colegiado incluindo as datas.


Elementos internos ou intrínsecos:

Protocolo: Universidade de Brasília, Decanato de Extensão, Centro Interdisciplinar de Formação Continuada - INTERFOCO. PROJETO DE EXTENSÃO: CURSO PRESENCIAL.

Texto: Principais elementos do projeto de extensão (identificação, vínculo acadêmico, informações adicionais, programa, realização das atividades, equipe técnica, justificativa, objetivos, metodologia, orçamento), possíveis anexos (curriculum vitae de professores, palestrantes e instrutores externos, Histórico escolar de alunos/instrutores, Ficha Cadastral de Pessoa Física) e parecer do coordenador da extensão e do colegiado.

Escatocolo: Assinado e datado pelo coordenador e pareceres assinados.

Pessoas: Coordenador do projeto, composição da equipe técnica, presidente do colegiado.

Qualificação das pessoas envolvidas: Coordenador do projeto e equipe técnica (servidores da FUB), presidente do colegiado.

Tipo de ato: Continuativo

Nome do ato: Proposta de projeto de extensão de curso presencial.

Relação entre documento e procedimento: Iniciação para preparação de projetos de extensão (proposta).

Tipo de documento: Formulário de proposta; original.

Descrição diplomática: Formulário para proposta de projeto de extensão de curso presencial com referencia de data e elementos principais do projeto. Documento original destinado ao DEX/UnB.


Modelo Tipologia Documental de Partidos e Associações Políticas Brasileiras

Identificação

Denominação original: Projeto de Extensão: Curso presencial

Local: Universidade de Brasília

Data: data em que o indivíduo (aluno, professor, comunidade) propõe o projeto de curso presencial


Caracteres externos

Gênero: Textual

Suporte: papel

Formato: formulário


Caracteres internos

Produtor:

Entidade: Universidade de Brasília

Organismo: Decanato de Extensão

Conteúdo: Apresentação de proposta de curso presencial de extensão

Objetivo/Função: Promover a criação de cursos de extensão que promovam a interação entre a instituição (Universidade de Brasília) e a sociedade.

Público-alvo:

Interno: Estudantes e funcionários da UnB

Externo: Sociedade em geral


Fonte

Instituição: Universidade de Brasília

Acervo: Centro de Documentação – Acervo Permanente

Notação (código de acesso): código de acordo com o plano de classificação da instituição


Observações gerais: Não se aplica


Modelo Conarq

Especificações:

Cor: Branca

Via: Única original

Formato: Formulário

Utilização: Decanato de Extensão (DEX)


Instruções para preenchimento:

Código do assunto: de acordo com o plano de classificação do conarq

Resumo do assunto: Criação de curso presencial de extensão que responda as demandas não atendidas pela atividade regular do ensino formal de graduação ou de pós-graduação.

Dados do documento:

Número: não se aplica

Data: data da proposta

Espécie: formulário de curso presencial

Remetente: pessoa que propõe o projeto

Destinatário: Órgão competente do DEX (Escola de Extensão - EXE)


Grupo ARK: Amanda Dall'Ora, Rachel Rodrigues, Keyciane Araújo

3 comentários:

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  3. A análise do "Formulário de Projeto de Curso Presencial de Extensão" foi feita de maneira detalhada e minuciosa, levando em consideração cada um dos modelos apresentados de modo diferenciado. Algumas informações são compartilhadas entre os diferentes modelos, como por exemplo, os caracteres externos, tornando a informação repetitiva, porém, o cuidado em diferenciar um modelo do outro, torna fácil a comparação do que cada autor considera relevante em uma análise tipológica.

    "Ogrupo": Ananda Moretti, Paulo Cavalcanti, Rafael Carvalho

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