Páginas

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Filme Duplicidade - Análise química


Uma das fórmulas químicas acima representam o Propionato de Clobetasol, que é um medicamento aplicado na forma de creme nos casos de doença de pele.Observando ambos os documentos, é possível identificar qual deles é o verdadeiro, caso a pessoa possua conhecimentos básicos de Química. No filme "Duplicidade", observamos duas pessoas sem conhecimentos específicos em Química, que ao tomarem posse de uma formula para a cura da calvície, acreditam que a mesma seja verdadeira, pois sabem e confiam em seu produtor. Ao final do filme, eles descobrem que tal fórmula na verdade não é o que pensavam, mas sim outra fórmula que representava uma loção pra pele. Foram equivocados, pois não possuíam tais conhecimentos e também não consultaram um profissional da área e confiaram amplamente no produtor, que mais tarde não se mostrou tão confiável. Os documentos propostos pelo nosso grupo são diferentes um do outro, mas somente um deles é o Propianato de Clobesatol, qual será ele?

Postado pelo grupo Análise Minuciosa: Pedro Souza, Bruno Santos, Maryanna Almeida e Nasser Boan.

7 comentários:

  1. Propionato de clobetasol é um composto químico do grupo dos corticosteróides. Como medicamento de uso tópico, possui propriedades antinflamatórias. É indicado no tratamento de doenças como a eczema e a psoríase, e geralmente é encontrado na forma de pomada ou creme emoliente. Considerando-se a representação estrutural plana - aquela em que as ligações entre elétrons são representadas por meio de traços - da fórmula C25H32ClFO5, resta clara a falsidade do documento à esquerda, posto que:

    a) Não é possível que um átomo de hidroçênio - que possui apenas um elétron disponível na última camada - se ligue a dois átomos comcomitantemente;

    b) Não é possível que um átomo de oxigênio - que possui dois elétrons disponíveis na última camada - realize duas ligações duplas.

    Pelo exposto, não restam dúvidas a respeito do documento à direita, que é original; e, ainda, em relação ao da esquerda, que não representa a fórmula indicada.

    Feito por: The Docs Group

    (Bruno Corsino, Bruno Costa, Lucas Moreira, Luís Fernando)

    ResponderExcluir
  2. Tendo em vista que o composto químico do grupo dos corticosteróides possui a fórmula química C25H32ClFO5 percebe-se que o documento da direita é o original.

    Análise diplomática:

    Suporte: Papel
    Forma: Original
    Formato: Folha
    Gênero: Iconográfico
    Espécie: Fórmula
    Tipo: Fórmula química

    Ogrupo: Rafael, Paulo e Ananda

    ResponderExcluir
  3. Tinha esquecido
    Suporte: Papel
    Forma: Original
    Formato: Folha
    Gênero: Iconográfico
    Espécie: Fórmula
    Tipo: Fórmula química

    ResponderExcluir
  4. a observação feita pelo o "the docs group" foi explicativa quanto a resolução do problema de diferenciação entre o original e o "falos", as ligações de hidrogênio e de oxigênio são impossíveis de acontecer segundo os preceitos da química. Devido as camadas eletrônicas, eletronegatividade dos átomos e o fato de o carbono apresentar quatro orbitais híbridos e o hidrogênio realizar as pontes de hidrogênio, diferente de ligações químicas.
    Ou seja, a fórmula da esquerda não só é falsa, como também impossível de acontecer.

    Suporte: Papel
    Forma: Original
    Formato: Folha
    Gênero: Iconográfico
    Espécie: Fórmula química
    Tipo: Fórmula química de Propianato de Clobesatol

    ResponderExcluir
  5. Seguimos a linha dedutiva do The Docs Group. Com base no que ensina a química, o composto mostrado primeiramente não pode ser verdadeiro devido a excesso de ligações do hidrogênio e do oxigênio.

    Análise:

    Suporte: papel
    Forma: original
    Formato: folha
    Gênero: iconográfico
    Espécie: fórmula
    Tipo: Fórmula química.

    ResponderExcluir
  6. Grupo: Karla, Leandra, Lucélia

    Acreditamos que o segundo documento é o verdadeiro, pois corresponde à fórmula propianato de clobesatol, de fato.

    Análise Diplomática:

    Suporte: papel
    Forma: original
    Formato: folha avulsa
    Gênero: iconográfico
    Espécie: fórmula química
    Tipo: fórmula química do propianato de clobesato.

    ResponderExcluir
  7. Seguindo a dedução do grupo The Docs e com base nos nossos conhecimentos químicos, a primeira imagem não corresponde a um ligação possível entre o hidrogênio e o oxigênio. Desse modo, não representa a fórmula do propionato de clobetasol.

    Análise Diplomática:
    Suporte: papel
    Forma: original
    Formato: folha avulsa
    Gênero: iconográfico
    Espécie: fórmula química
    Tipo: fórmula química do propionato de clobetasol

    ResponderExcluir