Páginas

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Aula dia 30 de setembro - Filme "Duplicidade" (2009)

Em "Duplicidade", Julia Roberts ("Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento" é uma espiã que mantém um relacionamento com outro espião, pertencente a uma agência rival e encarnado por Clive Owen ("Sin City - A Cidade do Pecado"). Juntos, os protagonistas unem suas forças para aplicar um grande golpe. A dupla já atuou junta antes em "Closer - Perto Demais", lançado em 2004. Além deles, o elenco de "Duplicity" também traz Tom Wilkinson ("Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças") e Giamatti ("Sideways: Entre Umas e Outras"). A direção e o roteiro são de Tony Gilroy ("Conduta de Risco"). Algumas cenas de "Duplicity", novo longa protagonizado por Julia Roberts, não puderam ser concluídas devido ao assédio de um grupo de paparazzi que queria fotografar a atriz. As cenas eram ambientadas no Aeroporto Internacional de Fiumicino, em Roma. O diretor Tony Gilroy não conseguiu chegar a um acordo com os fotógrafos, que, por sua vez, ocuparam a área de embarque de vôos nacionais do aeroporto, atrapalhando as filmagens. Até os passageiros e funcionários do local se aproximaram com máquinas fotográficas e cadernos para pedir autógrafo. Impaciente, Roberts deixou o set e foi esperar ao lado de seus guarda-costas ser chamada para rodar o resto das cenas.
Fonte:

Desafio proposto pelo o nosso grupo é:
Identificar qual desses rascunhos
que Lincoln utilizou em 10 de novembro na Casa Branca, quando pronunciou seu discurso após ter sido reeleito para um segundo mandato como presidente dos EUA é verdadeiro.

10 comentários:

  1. **** Fonte : http://cinemacomrapadura.com.br/filmes/3793/duplicidade-2009/

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Bom,como o professor André comentou em suas primeiras aulas, não porque escrever um documento em papel timbrado para si próprio. Portanto o grupo acredita que do documento verdadeiro é o da esquerda.

    Análise diplomática do primeiro rascunho:
    Suporte: papel
    Forma: rascunho
    Formato: folha avulsa
    Gênero: textual
    Espécie: rascunho de discurso
    Tipo: rascunho de discurso do presidente Lincoln

    Grupo ARK

    ResponderExcluir
  4. Assim como já mencionado pelo grupo ARK, não há razão para se usar papel timbrado para si próprio, todavia, não se pode delimitar nesse aspecto a razão de o documento ser ou não original.
    O papel timbrado pode ou não ter sido usado para o discurso, já que se tratava de um rascunho original para uso do próprio presidente, ou seja, não haveria um destinatário para o papel, e sim para o conteúdo já que se trata de um discurso.
    As grafias dos dois documentos são iguais e o texto (conteúdo) é o mesmo.
    O grupo IMOBILIARQ acredita que o documento original é o da esquerda (sem timbre), já que o timbre não certifica legitimidade. E no desenho mostrado, o timbre encontra-se "desfigurado" e com a imagem retorcida, como se tivesse sido reduzido para caber no espaço em que ocupa.

    ResponderExcluir
  5. Certamente, o da esquerda é o origina De fato, um documento não tem necessidade de ser timbrado para ele próprio, no entanto, concordando com o o IMOBILIARQ, este não é um fator que determina a legitimadade de tal documento, uma vez que o mesmo não foi criado com a função de ser um documento constitutivo ou de veracidade legal e jurídica. Além disso, é nítido que o símbolo acima do manuscrito, foi "ctrl C ctrl V" e reduzido a um tamanho conveniente, devida a diferença de resolução.


    Análise Diplomática:
    Suporte: papel
    Forma: rascunho/manuscrito
    Formato: retangular tipo folha
    Gênero: textual
    Espécie: Manuscrito para discurso
    Tipo: Manuscrito de rascunho para discurso do Presidente Abraham Lincoln


    Grupo: OGrupo: Ananda, Paulo e Rafael

    ResponderExcluir
  6. Concordo com os grupos que afirmam que o da esquerda é o original, porém no segundo só foi adicionado o timbre, as informações continuam as mesmas.

    Quanto a análise diplomática, essa imagem representa um documento em suporte de papel, forma de rascunho, formato de folha, gênero textual, espécie discurso e tipo de posse de mandato.

    ResponderExcluir
  7. Como os outros grupos falaram, não é pelo fato do documento ser timbrado que o torna autentico. O documento acima é rascunho por isso não foi utilizado um papel timbrado.


    Suporte: papel
    Forma: rascunho/manuscrito
    Formato: Folha a4
    Gênero: texto
    Espécie: Manuscrito
    Tipo: Manuscrito para discurso

    ResponderExcluir
  8. Complementando a resposta:

    Suporte: Papel
    Forma: Rascunho Original
    Formato: Folha
    Gênero: texto
    Espécie: Manuscrito de um discurso
    Tipo: Manuscrito para discurso político

    ResponderExcluir
  9. Grupo: Karla, Leandra, Lucélia

    Acreditamos que nesse caso, o documento verdadeiro é o da esquerda, não pelo timbre em si, mas pela qualidade do mesmo, como se tivesse sido colocado posteriormente à criação do documento.

    Análise diplomática:

    Suporte: papel
    Forma: rascunho
    Formato: folha avulsa
    Gênero: textual
    Espécie: rascunho para discurso
    Tipo: rascunho para discurso e controle do presidente Lincoln

    ResponderExcluir