Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Brasil x Catalão






1) A primeira correspondência que pode ser analisada diz respeito a autenticidade e integridade dos documentos eletrônicos,
tal temática é proposta pelo blog mãe no post sobre a manchete proposta pelo site O fuxico, a respeito da morte de Silvio Santos e a disseminação dessa noticia por meio digital(e-mail). No blog Catalão há um post com a seguinte indagação: Qué es una entidad de validación? Ambos abordam essa questão,
O 1° blog propõe aos alunos discutirem sobre esse tema, relacionando os meios de integridade como: assinatura digital, senhas para acesso, etc. O blog catalão menciona a dita "entidad de validación", mencionando os meios para que os documentos eletrônicos possam ser caracterizados como válidos, sendo indispensável o uso de mecanismos de segurança para garantir assim, as propriedades essenciais dos documentos que são: a autenticidade e confiabilidade para permitir a acessibilidade e a usabilidade.





2) A segunda correspondência entre os blogs trata-se sobre as definições: documento e documento de arquivo. No blog mãe,no post "Documentos e documentos de arquivo" o professor André propôs como segunda atividade do semestre a análise de documentos, definindo os conceitos de "documento" e "documentos de arquivo", sobre um embasamento teórico. No blog catalão, Soler discursa sobre a problemática da distinção entre documentos e documentos de arquivo a partir do seu contexto no post "Às vezes com 'documento', 'record' e 'arquivo de documento'".



3) A terceira correspondência encontrada refere-se aos sinais de validação legais para conferir confiabilidade a um documento. No blog mãe, o post “Será que cola?”, o professor André propôs uma atividade aos alunos, em que os mesmos deveriam discutir sobre quais sinais de validação que poderiam ser legais para tornar o card confiável e aceito durante a promoção do Subway. No blog catalão, no post “Wikileaks és fiable?”, Joan Soler expõe sobre a problemática dos relatórios de guerra expostos no site Wikileaks. Ele discursa as formalidades e metadados que se apresentam em todos os documentos postados no site, e ele coloca em voga se esses elementos podem ser considerados como sinais de validação para conferir caráter legal a documentação.



Grupo ARK: Amanda Dall'Ora, Keyciane Araújo, Rachel Evangelista

Um comentário: