Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Correspondências!

No post do blog Diplomática e Tipologia, Archiving social media, foi ressaltado a dificuldade em se armazenar, analisar e preservar informação e dados em cunho digital, nas não a informação advinda de uma atividade organizacional, mas sim a massa informacional registradas em redes e meios de comunicação sociais. Também é demonstrado a preocupação com o meio digital nos aspectos de preservação documental.

Em correspondência com essa questão o post V de Preservación para las acampadas propõe saídas para a preservação em meio digital, diferentemente do que algumas pessoas afirmam, não é possível guardar tudo o que é produzido, e se isso fosse feito, dificultaria a qualidade do resgate da informação.

Pode ser acrescentada e reforçada a questão da avaliação de documentos na fase de transferência, pois como dito não tem condições de se guardar tudo e a preocupação cada vez maior em se preservar os documentos digitais em meios mais confiáveis.

Ambos os blogs defendem a ideia de mais estudos nessa área, para se ter confiança e também atender aos preceitos arquivísticos.

No post sobre autenticidade documental do blog de Diplomática e Tipologia, Sinais de validação e autenticidade, é enfatizada a questão que sinais de validação são necessários para que cópias e documentos fraudulentos sejam facilmente identificados, ao identificar os sinais de validação de um documento, não somente os aspectos visuais devem ser analisados, pois o conteúdo do documento também é importante com o objetivo de verificar se realmente condiz com a espécie documental..O post El llindar de l'Autenticitat enfoca a diferença de autenticidade diplomática e autenticidade jurídica, atualmente foram desenvolvidos meios para detectar a fraude de alguns tipos de documentação, como identidades, passaportes e dinheiro. Porém, a dificuldade em analisar a autenticidade se dá principalmente nos documentos de caráter histórico onde os sinais de autenticação são escassos e nem sempre existem outras fontes para serem confrontadas.

No post A Diplomática da Diplomática é coloca a questão da diferença entre os dois conceitos também abordada no post Diplomàtica vs. Diplomàcia. A diplomática, disciplina, examina a gênese documental, a relação do documento com seus receptores e produtores, e a constituição do documento. Já a Diplomacia é um tipo de condução de uma negociação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário