Páginas

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Análise minuciosa de documentos variados

Como resultado da atividade proposta na ultima sexta-feira, o grupo chegou a conclusão que diversos são os fatores a serem analisados em um documento para classificá-lo como um documento de arquivo. Documento pode ser definido, segundo o Conselho Internacional de Arquivos, como qualquer informação registrada em um suporte, independente de suas características.

Já para caracterizarmos o documento de arquivo, usamos o conceito defendido por Rosseau (1998), no qual afirma que os documentos com caráter arquivístico são documentos constituídos de uma informação, registrada em um suporte, que são produzidos ou recebidos por uma instituição ou família em decorrência de suas atividades.

Portanto, antes do processo de definição do documento é importante analisarmos o seu contexto, pois sem esse conhecimento não podemos julgar documentos semelhantes como iguais pelas informações nele contidas e nem pela tipologia. Porém, é na análise do contexto do documento que teremos informações como função e origem, que são essenciais para sua classificação. Tendo isso em vista, resultam-se três características de documento de arquivo como afirma Esteban Navarro (1995, p.69): "involuntariedade, organicidade e a unicidade". Como descrito anteriormente, deve ser analisado o contexto de produção e a compreensão da informação transmitida na caracterização dos documentos.

Podemos exemplificar essa situação com a análise dos lenços, apesar de idênticos possuem funções distintas, onde um foi adquirido com a finalidade de integrar uma coleção e o outro que foi o resultado da atividade de escotismo e tem função de identificação de conclusão de determinada atividade.

Documentos publicitários podem não ser considerados documentos de arquivo, pois tem como função a divulgação de determinada empresa ou atividade, mas para atingir esse objetivo são distribuídos e não se encontram na empresa e não representa uma atividade exercida pela mesma, pois, geralmente, sua confecção é realizada por outra empresa.


Grupo Análise Minuciosa
Composto por: Bruno Santos, Maryanna Almeida, Nasser Boan e Pedro Souza

Um comentário: