Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Discussão em sala (23/09)

Na aula do dia 23 de setembro, foi proposta uma atividade em determinado tempo e ao termino houve uma discussão, essa atividade consistia em responder rapidamente algumas questões e depois da discussão respondê-las novamente para comparar as respostas e postar ambas neste blog. Segue as perguntas e as comparações das respostas:

Quais as espécies documentais existentes no CEDOC?

  • Processos, relatórios, planos, projetos, atos, resoluções, correspondências, dossiês, convênios, contratos, registros. (resposta antes da discussão)
  • Ata, contrato, dossiê, fotografia, memorando, ofício, processo, relatório. (resposta após a discussão)

Quais correspondentes funções de tais espécies?

  • Administrativa, normativa, jurídica, descritiva. (resposta antes da discussão)
  • A função da ata é resumir os fatos e decisões de sessões ou reuniões de órgãos colegiados, comissões ou demais unidades administrativas, do boletim é noticiar algo, do contrato é estabelecer acordo entre duas ou mais pessoas, físicas ou jurídicas, do dossiê é reunir informações sobre determinado assunto ou pessoa, da fotografia é registrar algo de forma imagética. O memorando e o ofício têm a função de comunicação, o que os difere é que o primeiro é correspondência interna entre chefias de unidades de um mesmo órgão, no caso da UnB, e o segundo entre autoridades subalternas ou externas ao órgão. Não há uma função genérica de processo, pois cada processo terá sua função específica numa ação administrativa, institucional ou jurídica. E, por fim, o relatório tem a finalidade de prestar contas das ações realizadas. (resposta após a discussão)

Quais os tipos documentais existentes no CEDOC?

  • Processo seletivo de mestrado e doutorado, relatório de atividades, dossiês PIBIC, projetos de extensão, registro de validação de diplomas de outas instituições de ensino do DF. (resposta antes da discussão)
  • Dossiês funcionais de alunos formados (microfilme), fotografias da construção da UnB, fotografias de eventos realizados pela e/ou na UnB. (resposta após a discussão)

Relacione as séries documentais do arquivo do CEDOC com as respectivas fases do ciclo de vida, de acordo com a teoria das 3 idades.

  • Série de fotos da construção da UnB, guarda permanente, arquivo permanente;
  • Séries de fotos de eventos realizados pela e/ou na UnB, guarda permanente, arquivo permanente;
  • Séries de dossiês funcionais de alunos formados (microfilme), longo prazo de guarda, arquivo intermediário;
  • Série de processos judiciais, guarda permanente, arquivo permanente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário