Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Comparação Blog Brasileiro x Catalão

1) No post “Sinais de Validação e Autenticidade” do blog Diplomática e Tipologia Documental – UnB , o autor trata a situação de sinais de validação na moeda brasileira e relata a experiência de uma viajem à Romênia onde conheceu métodos que ajudam a perceber esses sinais, por exemplo uma maquina que detectava passaportes falsos. Já no blog catalão , no post “La deriva de la autenticidad documental” o autor fala de casos como o fenômeno do Wikileaks e a dúvida sobre a autenticidade dos documentos publicados pelo site. A dificuldade se encontra em validar os documentos pois estão em bases de dados que não são possíveis identificar a origem do documento.
Assim como no post do blog brasileiro , o catalão lista algumas soluções para os respectivos problemas. O autor de “Sinais de validação e autenticidade” sugere ao banco central a utilização de maquinário para identificar os falsos documentos e notas. Já no blog catalão o autor reconhece a maior dificuldade de trabalhar com os documentos que não se conhece a origem , mas que apresentam sinais de validação , e sugere que uma solução plausível para este problema seria mesmo buscar a produção dos documentos.

2) Para nós arquivistas a questão de documentos sigilosos é importante. Por tal razão, o fenômeno dos wikileaks grou grande curiosidade e expectativa para nós. Isso torna-se evidente ao observarmos os dois blogs em análise aqui. Ambos fizeram questão de debater discussões a respeito do fenômeno.
Na postagem do blog-mãe em 07/02/2011 com o título “Os arquivos sigilosos da Wikileaks”, foi feita uma consideração sobre o caso, mencionando o que foi exposto sobre o Brasil nesses documentos, e fazendo um importante questionamento: “de onde eles conseguem tais informações”? Tal pensamento certamente foi o do blog catalão que na primeira vez que comentou sobre o assunto discutiu a confiabilidade das informações no dia 24/10/2010 (“Wikileaks és fiable?), abordando superficialmente de como Julian Assange conseguiu as informações. Devida a importância de saber sobre a veracidade dos documentos, de onde vieram realmente, como vieram e porque vieram, um novo post foi publicado no dia 07/12/2010, mas desta vez mais detalhado no assunto de como os dados foram conseguidos, inclusive de como foi burlada a segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário