Páginas

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Será que ele é? [documento de arquivo]


Assim como afirmado por Ana Celeste Indolfo: “documento é toda informação registrada em um suporte material, suscetível de ser utilizada para consulta, estudo, prova e pesquisa, pois comprova fatos, fenômenos, formas de vida e pensamentos do homem numa determinada época ou lugar".
O documento reflete uma realidade, podendo essa ter vários significados tanto para o produtor, quanto para quem a armazena. O contexto do documento exprime sua existência e seu significado. Não se deve, ressalta-se nesse caso os documentos tridimensionais e pessoais, analisá-lo meramente por sua aparência externa. É necessário que haja avaliação mais profunda, rebuscada e que se tenha conhecimento do fundo arquivístico. Pois a entidade ou a pessoa obtém no momento da produção além do resultado da atividade, o objetivo.
O conceito de documento arquivístico abrange a informação registrada, independente da forma ou do suporte , produzida ou recebida no decorrer das atividades de uma instituição ou pessoa, dotada de organicidade, que possui elementos constitutivos suficientes para servir de prova dessas atividades. No caso analisado, os documentos foram acumulados por uma pessoa (física), podendo esses documentos até mesmo serem classificados como uma coleção, reunião de objetos de uma mesma natureza (Dicionário Priberam Virtual). Alguns lenços possuíam as mesmas características, porém eram provenientes de contextos e situações distintas. Mesmo possuindo o mesmo formato, cor e estampa, material a razão da acumulação de cada um era distinta. Alguns, que os chamaremos de originais, foram presentes ou conquistas em diferentes grupos de escoteiros. Outros, que os chamaremos de cópias originais, eram substitutivos aos originais em situações específicas, no desejo e necessidade do proprietário. Comparação similiar cabe aos arganéis, que podem ser de formatos diversos, com características específicas desempenhando, em todos os casos a função de “prender o lenço”. Por último, é interessante a observação entre a importância dada ao objeto para quem o elabora e para o destinatário final, como no caso da campanha publicitária com o preservativo, a placa de carro, e até mesmo o licenciamento de registro.


INDOLFO, Ana Celeste et al. Gestão de documentos: conceitos e procedimentos básicos. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1995
www.priberam.pt . Acessado em 30/08/2011 às 23:50

Nenhum comentário:

Postar um comentário