Páginas

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

As semelhanças enganam!


Para um arquivista conhecer um determinado tipo de documento é necessário, acima de tudo ,que ele conheça a instituição, estude como foi criada, leia seu regimento interno e outras regulamentações que mostre como ela funciona. Isso faz com que certos tipos de documentos que para ele não aparente nenhum significado, mostre o seu valor real, a exemplo o que foi visto em sala de aula sobre os escoteiros, para um arquivista desinformado, os lenços seriam todos iguais e os arganéis não teriam nenhum valor como prova de alguma atividade.


Outro ponto interessante foi a forma com devemos respeitar o principio da proveniência.Para o arquivista alem da importância do documento também é importante conhecer o contexto em que o documento está inserido. No mesmo exemplo havia 2 lenços idênticos, aparentemente com as mesmas funções, mas com proveniência diferente, um era um presente de um amigo, possuía um valor sentimental e o outro um lenço qualquer para o dia-a-dia. O mesmo com as camisinhas uma era de publicidade arquivística e outra uma campanha de saúde pública, mas o que seria proveniência, Segundo Bellotto a procedência consiste em deixarem agrupados, sem misturar a outros, os arquivos (documentos de qualquer natureza) provenientes de uma administradão, de um estabelecimento ou de uma pessoa física ou jurídica determinada (BELLOTTO).


No mesmo exercício foi observado diverso tipos de documentos aleatórios, alguns falaram que era documento de arquivo e outro não. Novamente é necessário conhecer o contexto da documentação, um documento pode ter perdido o seu valor administrativo, exemplo quando uma pessoa falece a carteira de identidade perde o seu valor, mas para outra pessoa essa carteira de identidade pode tornar um documento para o seu arquivo pessoal pelo falto de ter um valor sentimental.

The Docs Group
Bruno Souza, Bruno Corsino, Lucas Alves, Luiz Fernando, Felipe Junio

Nenhum comentário:

Postar um comentário