Páginas

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Exercício 02/09



O exercício realizado em sala na sexta-feira (02/09) consistia em analizar diversos objetos e determinar quais poderiam ser considerados documentos arquivísticos. Em uma mesa, estavam espalhados objetos relacionados à escoteiros, como lenços diversos; e, em uma segunda mesa, havia objetos diversos como placas, canetas, preservativos, etc.

Após um debate inicial entre os alunos, o professor André expôs alguns pontos para consideração: entre os lenços, haviam aqueles visualmente idênticos, mas que exerciam funções diferentes - um era guardado em seu arquivo como lembrança simbólica, e outro, similar, que era usado no dia-a-dia de escoteiro. Além disso, levantou-se também a questão da proveniência, já que também foram encontrados lenços iguais, mas que faziam parte de coleções ou arquivos de pessoas diferentes, portanto, não podendo ser tidos, de um ponto de vista arquivístico, como realmente iguais. Também é importante ressaltar a diferença entre documento arquivístico e documento diplomático. Segundo alguns autores da área de Arquivologia e segundo o próprio arquivo Nacional, o documento arquiívstico é um documento produzido e/ou recebido por uma pessoa física ou jurídica, no decorrer das suas atividades, qualquer que seja o suporte, e dotado de organicidade. Já um documento convencional, pode ser qualquer objeto ou informação registrada em suporte que expresse ou informe algum conhecimento ou expressão humana.

Na mesa dos objetos diversos, a principal dificuldade para estabelecer qual objeto poderia ser um documento arquivístico veio pela falta de um histórico e um contexto claro em relação a cada objeto, ressaltando assim a importância de se ter um contato mais aprofundado com o a história e a função que exerce o fundo em que se está analisando, para não correr o risco de interpretar errôneamente o papel de cada documento contido nele.

Conclui-se assim, que para se diferenciar um documento arquivístico de um documento convencional, é necessário se conhecer o contexto da criação do documento, junto ao valor agregado após o exercício de sua função pela qual foi criada. Sendo assim, a organicidade, a função e o valor agregado são conceitos a se considerar em uma análise mais profunda de um documento ou objeto arquivístico ou não.

Os documentos a serem analisados, no CEDOC, que escolhemos, por caracterizarem um bom exemplo de documentos arquivísticos, foram:
Lista de Frequencia de Servidor.
Cópia de Ato da Reitoria
Ato Original da Reitoria

O Grupo: Paulo Cavalcanti, Rafael Carvalho, Ananda

Nenhum comentário:

Postar um comentário