Para a atividade proposta, Tipologia aplicada, analisaremos apenas um item documental, visto que o documento para chamar de seu que escolhemos é o processo de revalidação de diploma de pós-graduação. Dentre os vários documentos para abrir esse processo escolhemos a cópia do diploma do requerente para realizar essa atividade.
GRUPO MADRI
Informações necessárias para análise tipológica:
1. Tipo Documental:
1.1. Denominação: Diploma de Pós-Graduação
1.2. Definição: Documento oficial assinado por autoridade competente, que atesta um fato: um certificado de conclusão de curso.
1.3. Caracteres Externos:
- Classe: Textual
- Suporte: Papel
- Formato: Documento simples
- Forma: Cópia
2. Oficina Produtora: Instituição de Ensino que o requerente se formou
3. Destinatário: Requerente
4. Legislação: Legislação vigente do país no período que o requerente se formou
5. Tramite: Solicitação > Expedição > Registro
6. Informações básicas que compõem o expediente:
- Dia, mês e ano de expedição.
- Informações sobre: certificado de que, pessoa, ano, entidade.
7. Conteúdo: Informações sobre pessoas
DURANTI
As informações necessárias para a análise tipológica dos documentos são: Suporte, Escrita, Linguagem, Sinais especiais (timbres, assinaturas), Anotações nas fases: corrente (autuação, registro), gestão (disposição, assunto) e administrativa (número de registro, classificação).
1. Suporte: Papel
2. Escrita: Orientação horizontal. logotipo da instituição.
3. Linguagem: Texto
4. Sinais Especiais: Logotipo, timbre, assinatura.
5. Anotações:
ANÁLISE PARTIDOS POLÍTICOS
Identificação (Denominação Original, Local, Data), Caracteres Externos (Gênero, Suporte, Formato), Caracteres Internos (Produtor, Conteúdo, Objetivo, público-alvo).
1. Identificação
1.1. Denominação Original: Diploma de Mestrado ou Diploma de Doutorado
1.2. Local: Instituição de Ensino que o requerente se formou
1.3. Data: Data de emissão
2. Caracteres Externos
2.1. Gênero: Textual
2.2. Suporte: Papel
2.3. Formato: Folha
3. Caracteres Internos
3.1. Produtor: Instituição de Ensino que o requerente se formou
3.2. Conteúdo: Certificação de conclusão de pós-graduação
3.3. Objetivo: Certificar a conclusão de curso de pós-graduação
3.4. Público-alvo: Requerente e sociedade em geral
GARCIA
Análise Tipológica:
Denominação, Definição, Caracteres Externos (Gênero, Suporte, Formato, Forma), Entidade Produtora, Entidade Receptora, Legislação Aplicável Mais Relevante, Trâmite Para Sua Expedição e Vigência: vigência administrativa do conteúdo e vigência cronológica; conteúdo, Ordenação da serie, séries relacionadas e comentário arquivístico.
Na analise diplomática, é estudado o protocolo, corpo do texto, junto com um comentário diplomático.
1. Análise Tipológica
1.1. Denominação: Diploma de Graduação
1.2. Definição: Documento oficial assinado por autoridade competente, que atesta um fato: um certificado de conclusão de curso.
1.3. Caracteres Externos:
Gênero: Textual
Suporte: Papel
Formato: Folha
1.4. Entidade Produtora: Instituição de Ensino que o requerente se formou
1.5. Entidade Receptora: Requerente
1.6. Legislação Aplicável: Legislação vigente do país no período que o requerente se formou
1.7. Tramite: Solicitação > Expedição > Registro
1.8. Vigencia Administrativa: -
1.9. Vigência Cronológica: -
1.10. Conteúdo: Certificação de conclusão de pós-graduação
2. Analise Diplomática
2.1. Protocolo: -
2.2. Corpo de texto: Certificado de conclusão de curso de pós-graduação o requerente, atestado pelo reitor da instituição de ensino que o requerente se formou.
2.3. Comentário Diplomático: Estrutura, forma e corpo do texto correspondem as exigências do modelo de Diploma.
CONARQ
Cor: Branca e preta
Via: Única
Formato: Folha
Utilização: SAA
Instruções para preenchimento:
- Código do assunto: O documento em questão representa a área-fim da Universidade e a tabela do Conarq abrange a classificação de documentos da área-meio.
- Resumo do assunto: Certificado de conclusão de curso
- Dados do documento:
Número: Sem número
Data: Data da emissão
Espécie: Diploma
Remetente: Requerente
Destinatário: Departamento vinculado
Comparando os modelos acima, podemos notar que as diferenças entre cada modelo são poucas e a maior diferença está na definição da estrutura do produtor. Como o documento analisado foi o diploma, há alguns campos que não foi possível preencher devido a falta de informações por ser um documento avulso. Um ponto forte no modelo de Mariano Garcia e da Lutiana Duranti é o campo de comentários, por ser possível fazer alguma observação que não se encaixa em outros campos. Tanto o modelo de Duranti e o de Analise dos Partidos políticos, de Lopez, são sucintos, indo de encontro com a afirmação da autora Ana Célia Rodrigues (2002) que afirma a mudança no modelo de análise para testar a autenticidade dos documentos arquivísticos, que antes era baseada no local de guarda dos documentos e, posteriormente, passou a ser atestada com base no documento em si, em suas características internas. Porém, o modelo Madrileno e Garcia possuem campos que é possível vincular o documento à instituição à qual ele pertence e ao contexto de produção/acumulação no qual este se insere, ao mesmo tempo em que também analisa o documento em si permitindo, assim, a relação dos documentos às competências e funções de seu produtor. Já o modelo do Conarq é muito abrangente, pois esse modelo mantém uma classificação por assuntos, o que dificulta o armazenamento de mais detalhes sobre a análise de qualquer documento.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPercebemos que o grupo Análise Minunciosa se emprenhou na atividade, pois apresentaram as análises de todos os modelos pedidos além do modelo de Garcia e um comemtário comparativo no final. Mas cometerem alguns equívocos durante a tarefa como: a denominação do tipo documental como Diploma de Graduação já que era de Pós-graduação; e a falta de especificação do formato do documento (foram muito concisos).
ResponderExcluirDiante da colaboração do grupo ARK, os erros já foram corrigidos.
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