Na ultima aula de diplomática foi realizada uma visita ao CDOC onde foram dividida equipes para conhecer o acervo. Ao final da visita foi passado um exercício em que tivemos de listar as espécies dos documentos contidos no CDOC, o grupo encontrou os seguintes: Atas, Resoluções, Memorandos, Pareceres e Relatórios.
A partir desse momento o professor entrou em um dilema de posicionamento adotado por diversos arquivistas a exemplo da Belloto e de outros arquivista sobre o que é espécie.
Continuando o exercício listamos as funções dos documentos como: Administrativo, Ensino, Extensão e Pesquisas. Outro momento do Exercício tivemos que listar os tipos de documentos isso quer dizer a união de espécie mais função do documento como exemplo: Atas de reunião, pareceres técnicos, atos da reitoria e instruções normativas
Na elaboração do plano de classificação foi feito um básico pelo fato de temos conhecido apenas alguns documentos, de diversos, que a universidade gera em seu exercício
Área Meio
100 - Normas e diretrizes
100.1 – Atos da Reitoria
100.1- Resoluções
200 – Financeiro
200.1 – Balanços/Balancetes
200.2 – Prestação de Contas
300 – RH
300.1 – Dossiê Funcional
300.2 – Pedidos de férias
300.3 – Curriculos
Área Fim
1000 - Pesquisa
1000.1 – Projetos de Pesquisas
2000 – Ensino
2000.1 – Projetos pedagógicos
2000.2 – Avaliação acadêmica
2000.3 – Trancamento/Desligamento
3000 – Extensão
3000.1 – Projetos de extensão
E a respeito das ações arquivísticas a serem dotadas no CDOC o grupo entrou em um concensso de que é necessário instalações apropriadas para o arquivo, segurança para as instalações físicas, equipamentos para realizar um controle de temperatura e umidade. Uma melhor gestão na fase corrente dos documentos, visto que este não fica no CDOC e sim na unidade que a produziu, isso daria um tratamento adequado para futuras transferências.
The Docs Group
Bruno Souza, Bruno Corsino, Luiz Fernando, Lucas Alves, Felipe Junior
Nenhum comentário:
Postar um comentário