Páginas

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Contexto é tudo.


Não é possível identificar um documento tendo por base apenas o seu conteúdo. Na aula da semana passada vimos alguns documentos que, num olhar superficial, pareciam ser idênticos. No entanto, ao analisarmos estes documentos com um pouco mais de atenção, foi possível perceber que eles possuíam diferenças.


Na atividade realizada em sala haviam duas embalagens de preservativos. Ao olhar com cuidado, percebemos que um se tratava de campanha de saúde. Já a outra tinha como objetivo divulgar uma marca, agindo como propaganda.

O mesmo pôde ser observado enquanto estávamos estudando os lenços de escoteiros que lá se encontravam. Apesar de aparentemente iguais, eles tinham muitas diferenças, tais como: proprietários diferentes; funções diferentes (uns possuem grande valor afetivo, pois representam situações especiais: presentes, viagens, conquistas, entre outros).

Essas descobertas sobre os lenços foram possíveis somente quando tomamos conhecimento do elemento mais importante na análise de um documento: o contexto. “Tudo depende do contexto” diz o ditado popular. Na análise de documentos pode-se dizer que sim, com certeza. Mais importante que o documento é o meio no qual ele está inserido, como ele se relaciona nesse meio e que função ele desempenha lá. É por isso que não podemos dizer que o lenço usado frequentemente pelo Prof. André é idêntico àquele que possui carga emotiva guardado em casa com segurança.

Grupo Doente
composto por Arthur Vaz, Hélio Jr, Stella Vaz e Roberta Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário