Páginas

domingo, 20 de novembro de 2011

Desafio - Diplomática é Magia.


Harry Potter

Ao reler alguns livros de Harry Potter e rever os seus filmes, notei alguns elementos interessantes para discutir na nossa disciplina.A partir disso, formulamos um desafio para revermos alguns conceitos explanados ao longo do semestre.

A saga trata da antagônica história entre o órfão Harry Potter e o bruxo mais poderoso das artes das trevas, Lorde Voldemort, que matou o casal Potter
enquanto o herdeiro ainda era um bebê. Ao tentar matar o pequeno Harry, Voldemort perde os seus poderes, enquanto Potter ganha uma cicatriz estranha em forma de raio juntamente com a fama de “o Menino-que-sobreviveu”. Desde então, Harry mora com os seus tios trouxas (não possuem poderes mágicos). desafio para revermos alguns conceitos explanados ao longo do semestre.


A história inicia-se com a inserçãovde Harry no mundo mágico e na escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. A série está dividida em sete livros, de acordo com cada ano que Potter cursa em Hogwarts. Em cada livro, ele passa por apuros, provações e confrontos com seu inimigo Lord Voldemort.
Sala das Profecias

No final quinto livro, “Harry Potter e a Ordem da Fênix”, uma profecia que se encontra sob guarda máxima no Ministério da Magia, tem o seu conteúdo revelado para o nosso personagem principal, mudando todo o contexto em que Harry se encontra. A tal profecia consiste em uma pequena bola de vidro que contém um relato, que para o nosso mundo não mágico, poderia ser considerado um relato oral.

O Ministério da Magia possui um departamento voltado para assuntos de alto nível de sigilo. Nesse departamento, entre muitas outras existe a Sala das Profecias.
Nesta sala está a profecia que mudará a vida de Harry, com tal denominação:

S. P. T. para A.P. W. B.D
( Siblila P. Trelawney para Alvo P. W. B. Dumbledore)
Lorde das
Trevas
(?) Harry Potter
Profecia


No sexto livro, “Harry Potter e o Príncipe Mestiço” Dumbledore, o diretor de Hogwarts , ensina a Harry um pouco do passado de Lorde Voldemort. Esse conhecimento é passado de uma forma atípica até mesmo para o meio mágico, a partir de recortes da memória de outras pessoas. Esses recortes só podem ser vistos na penseira.
Penseira

Recortes da Memória
Então como desafio, o nosso grupo ARK, propõe o seguinte:
  1. Respondam se a profecia e o recorte da memória podem ser considerados como documento de arquivo. Justifiquem a resposta.
  2. Realizem uma análise tipológica da profecia, de acordo com um dos modelos estudados ao longo do semestre ou a mesclagem dos mesmos.
  3. Respondam e expliquem se os recortes da memória possuem autenticidade história.

Como estamos no final do semestre e próximos das festividades de Natal, o aluno que tiver a melhor resposta irá ganhar um presente bem bacana.

A atividade tem validade até o dia 02 de dezembro de 2011.

Boa sorte!

Um comentário:

  1. 1- Podem ser considerados documentos de arquivo, já que são informações produzidas organicamente no Ministério da Magia e registradas em suportes não convencionais, porém a informação para ser arquivística independe do suporte, logo podem ser considerados documentos de arquivo.

    2-
    Denominação original: Profecia
    Suporte: Bola de vidro
    Formato: Relato oral
    Forma: Original
    Gênero: Oral
    Função: Comunicar uma mensagem
    Sinais de validação: o suporte incomum pode ser um sinal da validação
    Remetente: Autor da profecia
    Destinatário: Harry Potter

    3-Os recortes de memória podem ter autenticidade histórica, pois retratam, do ponto de vista do dono da memória, suas lembranças e acontecimentos da sua vida bem como do contexto em que vivia. Podem ser comparados com registros de história oral.

    ResponderExcluir